26 agosto, 2011

Caderninho de Anotações

Aqui você vai aprender a fazer este caderninho de anotações.
Você vai precisar de: cola Cascorez rótulo azul, régua de metal, papel paraná 3 mm, tecidos, lápis, estilete, tesoura, bloquinho de papel, fio de cabelo, espátula de plástico, pincel cerdas duras, papel color plus colorido (de acordo com o tecido escolhido), elástico, ilhós e máquina de prender ilhós.  



Pegue um bloquinho de folhas quadradinhas (daquelas para anotar recados) e passe a cola Cascorez em uma das pontas. Espere secar. Isso vai fazer com que as folhas fiquem grudadas formando um bloco. Pode utilizar bloquinhos já prontos. Neste caso, pule esta etapa.


Com uma régua, tire todas as medidas do bloquinho.


Com a régua, faça uma linha na vertical e na horizontal no papel paraná.


Marque a partir da linha de base, 5mm de cada lado. Isto será as bordas (folga) da capa.


Ficará assim.


Com a régua de metal e o estilete, corte a capa. A dica aqui é ir passando o estilete várias vezes no mesmo lugar até ela ir cortando aos poucos. O estilete tem que estar BEM AFIADO!! Vá cortando as lâminas se necessário.


Corte a outra capa. A dica aqui é que você pode simplesmente colocar a capa que já cortou em cima do papel paraná, marcar com um lápis e cortar. Para o pedaço do meio, meça a altura do seu bloquinho e dê 1mm de folga para cada lado.


Corte o tecido como na figura. Dê para cada pedaço, 2 cm de sobra. Isso será o acabamento interno.



Pegue o pedaço do meio. Passe cola em toda a peça e cole o tecido tendo o cuidado de centralizar. Estique e alise bem  utilizando a espátula. Acessório fundamental!! 


Passe cola nas pontas das capas e cole no pedaço do meio, tendo o cuidado de dar uma distância de aproximadamente 2mm de cada lado. Olhe a figura.


Passe cola em toda a tampa. Espelhe com a ajuda de um pincel de cerdas duras (tigre 816).



Cole o tecido da capa, sobrepondo o tecido do pedaço do meio. Deixe cerca de 1cm ou 1,5 (a gosto) de modo que o mesmo apareça ao fechar o bloquinho. Alise com a espátula. Isso é muito importante para evitar bolhas de ar.


Faço o mesmo com o outro pedaço do tecido. Alise com a espátula.



Com a ferramenta fio de cabelo, corte as pontas para dar acabamento. Marque com o lápis e corte. Esta ferramenta é de scrapbook e custa cerca de R$ 10,00. Muito útil Um achado!!



Passe cola em toda a volta da peça e vá fechando as bordas. Lembrando que acabamento é tudo!! Faça de modo caprichado, sem sujeira e excesso de cola!


Ficará assim!



Pegue o papel colorido color plus e corte do tamanho do bloquinho, tirando de  toda a volta cerca de 5mm. Ele tem que ser menor em relação a capa. Cole com cuidado para não rasgar o papel.


Ficará assim. Pegue a espátula e reforce as dobras (marcas) do meio. Olhe a figura.



Prenda o elástico com o ilhós, utilizando a máquina de prender ilhós. Prenda os dois lados.



Passe cola no verso do bloquinho e cole em um dos lados da capa. Dê uma distância para dar um bom fechamento. Antes de colar, olhe para ver se está tudo direitinho. Acabamento é tudo!!!


Peça finalizada!!!




Para presentear... muito útil em todas as ocasiões! Lembre-se que o Natal já está logo aí!!
Use a imaginação e a criatividade e faça peças lindas!!

Um comentário:

Gostaria de deixar um recado? Esteja a vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...